Meu Início na Música

Eu sempre fui uma criança curiosa com relação à música. Muito disso é graças a minha mãe, pois sou filho da cantora, compositora e violonista Fernanda Lopes, que foi minha maior influenciadora e, posteriormente, incentivadora. Foi com ela que tive meus primeiros contatos com o violão; comecei “tirando” músicas de ouvido, mas tocando as frases do contrabaixo no violão (meu plano inicial era ser contrabaixista). Foi aproximadamente em 2004 que aprendi seus primeiros acordes com Fernanda Lopes e, a partir dali, não parei mais.

Comecei a fazer aulas de violão de modo formal em 2007 sob a tutela do professor Daniel Mendes Eilers em oficinas ministradas na Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre. Foi nessas aulas que eu comecei a aprofundar meus estudos no instrumento e em teoria musical. Depois de alguns anos, comecei a me interessar pelo violão clássico por causa de um disco que minha mãe me mostrou, que era "Whitewater", tocado pelo California Guitar Trio. Em uma das faixas eles tocam um arranjo muito peculiar que eles fizeram do Prelúdio da obra "Prelúdio, Fuga & Allegro" BWV 998 de Johann Sebastian Bach (que passou a ser meu compositor preferido depois de alguns anos). É possível encontrar uma explicação do arranjo e uma performance ao vivo do trio neste link.

Essa música foi minha porta de entrada para o mundo da música chamada de "clássica". Pesquisei por mais músicas do California Guitar Trio e descobri que eles tocam, também de Johann Sebastian Bach, a célebre Toccata & Fuga em ré menor BWV 565, sendo esta minha música preferida até hoje. Esta pesquisa me leu a conhecer obras escritas para violão e isso fez com que eu começasse a estudar o violão clássico propriamente dito. Meus estudos no violão clássico começaram a ser aprofundados em 2011, quando ingressei no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS (CEIM-UFRGS), tendo aulas com Paulo Inda e Rubens Baggio Lima. Um ano após este curso ingressei na graduação em música.